História
A campanha do Setembro Amarelo é direcionada a valorização da vida e da prevenção ao suicídio. Teve inicio em setembro de 1994, nos EUA, quando o jovem chamado Mike Emme, de apenas 17 anos, cometeu suicídio. O mesmo tinha um automóvel Mustang 68 amarelo, por isso era conhecido como “Mustang Mike”. No dia do seu velório, a sua família e amigos distribuíram cartões amarrados em fitas amarelas com a frase: “Se você precisar, peça ajuda” (os pais do jovem não perceberam que o mesmo tinha problemas psicológicos, por isso não conseguiram evitar a morte do filho) para as pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.
A ideia foi o estopim, uma vez que, os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisam de apoio, desencadeando um movimento de prevenção ao suicídio, sendo ate hoje o símbolo da campanha, uma fita amarela.
Com inspiração neste caso, em 2015, o “Setembro Amarelo” foi adotado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Situação atual
De acordo com a Folha de São Paulo o Brasil esta vivendo uma “2º Pandemia” na saúde mental, havendo uma multidão de deprimidos e ansiosos em todo o país. O total de óbitos por suicídio dobrou de 7.000 para 14.000 nos últimos 20 anos, sem considerar as subnotificações. Deste modo, daria mais de um óbito por hora, superando as mortes em acidentes de moto ou por HIV.
Em 2021, durante a Pandemia do COVID-19, o Brasil registrou 1 morte por suicídio a cada 45 minutos, e para cada morte, outras 20 tentativas.
Especialistas afirmam que mais de 90% dos casos está ligado a transtorno psiquiátrico (depressão e ansiedade), mas que o preconceito a respeito dos temas ligados à saúde mental ainda impede muitas pessoas de pedir ajuda. Por isso, inferimos que, é fundamental falar sobre o Setembro Amarelo, até mesmo nas empresas, visando criar uma política de bem-estar mental, e consequentemente salvar vidas, dar uma qualidade de vida para os funcionários, onde os mesmos posteriormente desempenharão as demendas com mais eficiência, motivação e engajamento.
Por isso é sempre importante conversar com os colaboradores (abordagem direta), ou realizar ações de conscientização.
E LEMBRE-SE VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!
O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendando voluntariamente e gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, seja por telefone (188), email e chat 24 horas todos os dias. Site: www.cvv.org.br
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